segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Drenagem linfática X Massagem modeladora na perda de medidas


Na luta contra a gordura localizada os tratamentos estéticos surgem como grandes aliados nessa batalha, entretanto ainda há muita dúvida sobre qual traz melhores resultados e qual o objetivo de cada um, então chegou o momento de descobrir!

Drenagem linfática:
Tranquila, relaxante e suave, seus movimentos lentos e ritmados dão a sensação de bem-estar e reduzem a retenção de líquidos corporais, especialmente nas pernas e no bumbum. A massagem estimula o sistema linfático (responsável por drenar, filtrar e devolver o fluido entre as células de volta à circulação sanguínea) de modo a melhorar o curso de líquidos pelo corpo. É aí que o procedimento ajuda no combate à celulite, resultado de excesso de gordura e pequenos inchaços causados pela má circulação. Após a massagem, as toxinas que ganhamos no dia-a-dia e que ficaram acumuladas, são eliminadas em maior quantidade pela urina e suor. A drenagem diminui os inchaços, desintoxica os tecidos e melhora a oxigenação e a nutrição celular. Com a eliminação do excesso de líquido retido no tecido gorduroso, pode ocorrer a redução de medidas, não de peso. A sensação de estar inchada some depois de uma sessão, que deve ser repetida periodicamente. A técnica é realizada manualmente ou com a ajuda de aparelhos. A massagem também é ótima para o inchaço da tensão pré-menstrual (TPM).

Massagem modeladora:
Dolorida nas primeiras sessões, a massagem modeladora é vigorosa e intensa. Capaz de eliminar medidas e esculpir o corpo de quem perdeu ou está se livrando de alguns quilinhos. Para auxiliar a modelagem e a mobilização do tecido adiposo são necessárias manobras fortes para se atingir esta camada corporal, que é profunda. Os nódulos de gordura são desmanchados e vão para a corrente sanguínea, onde serão purificados. Em seguida, o corpo elimina as toxinas por meio de urina ou fezes. No começo, a sensação de desconforto, especialmente no abdômen, existe. Dependendo da região a ser trabalhada, é possível reduzir de 5 a 10 centímetros das medidas. A técnica não requer aparelhos, mas apenas o trabalho manual e um creme com propriedades ativas, para não causar atrito das mãos no corpo. O tratamento é contínuo.

Mas fica aqui a lembrança: os tratamentos descritos aqui eliminam medidas, sem grandes alterações no peso corporal. Então, para manter aquilo seus centímetros a menos é preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e beber muita água!

Priscilla Boquimpani
Fisioterapeuta

10 comentários:

  1. Excelente Artigo. parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar
  2. MARAVILHOSO!!!MUITO SUCESSO!!Bjsss
    Sonia Moutinho

    ResponderEliminar
  3. adorei seu artigo, mas preciso tirar uma dúvida.
    É normal ficar roxo, as regioes mais complicadas?

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber se a massagem modeladora altera o ciclo menstrual, ouvi o relato de uma paciente que tem o ciclo normal de 28 dias(sic),porém, menstruou 3 dias após a primeira sessão...Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Olá, meninas!Que bom que gostaram do artigo. Agora vamos as dúvidas...É normal ficar roxo após as sessões de massagem modeladora em função da força manual utilizada e também dependendo da fragilidade capilar da pessoa, por isso o ideal é que o fisioterapeuta fique atento para evitar um excesso desses sintomas.
    Quanto a alteração do ciclo menstrual, confesso que nunca ouvi falar, o que sei é que durante a menstruação o fluxo sanguíneo pode aumentar bastante e a sensibilidade a dor também, entretanto, no geral as cólicas e o inchaço reduzem consideravelmente.

    Priscilla

    ResponderEliminar
  6. Os hematomas entao sao normais nas primeiras sessões de massagens e ate quando eles podem permanecer e as sessões ficarem menos doloridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode acontecer se vc tiver uma certa fragilidade capilar, agora que é normal não é não, por isso todo profissional tem que fazer uma anaminese com cliente.

      Eliminar
    2. Pode acontecer se vc tiver uma certa fragilidade capilar, agora que é normal não é não, por isso todo profissional tem que fazer uma anaminese com cliente.

      Eliminar
  7. Eu procurei uma esteticista e ela só faz a linfatica, porem , me informou que a modeladora com o passar do tempo , deixa sobras de pele, e hj em dia o que se aconselha é a linfatica... essa informação é falsa?
    Obrigada,responda no meu email
    ericaper2010@ig.com.br

    ResponderEliminar
  8. Por favor minha mensagem a respeito de sobras de pele da modeladora, o meu email esta errado...ericaper2010@hotmail.com (nao é ig e sim hot).
    grata e aguardo retorno.

    ResponderEliminar